Você realmente entende em que está investindo? Você vai pelo "hype" ou procura estudar e entender o ativo para poder investir?
Aos que atacam XRP por supostamente "não se valorizar" como $BTC ou $BNB , você não sabe o que está afirmando, falta-lhe conhecimento. E aos "XRP lovers" que a idolatram e afirmam que chegará aos 1000 dólares, tente entender o seguinte:
🤔 Por que $XRP possui 100 bi de tokens?
A escolha de 100 bilhões de tokens para o XRP não foi aleatória, mas sim uma decisão de design técnico e econômico focada no propósito original do projeto: ser um sistema de pagamentos global eficiente para bancos e instituições financeiras.
Diferente do Bitcoin, que foi pensado como "ouro digital" (escaso e difícil de extrair), o XRP foi pensado como um "óleo" para as engrenagens do sistema financeiro.
O principal objetivo do XRP é atuar como uma "moeda ponte" para transferências internacionais, como, por exemplo, trocar Real por Iene sem passar pelo Dólar.
Para substituir ou auxiliar o sistema SWIFT (que movimenta trilhões de dólares diariamente), era necessário um suprimento de tokens massivo.
Se o suprimento fosse pequeno (como os 21 milhões do Bitcoin), a alta demanda por transações globais poderia tornar cada unidade excessivamente cara e volátil, dificultando seu uso como meio de troca rápido para bancos. 100 bilhões garantem que haja liquidez suficiente para movimentar grandes volumes de dinheiro fiat.
Os criadores queriam evitar a necessidade de usar muitas casas decimais para transações do dia a dia. Enquanto o Bitcoin é divisível em 8 casas decimais, o XRP foi desenhado com um número inteiro grande de 100 bilhões e divisível em até 6 casas decimais. A menor unidade do XRP chama-se "drop" (1 XRP = 1.000.000 de drops).
O suprimento total em "unidades atômicas" do XRP é de 100 \times 10^9 \times 10^6 = 10^{17} drops. Isso oferece um volume de unidades base maior que o do Bitcoin, permitindo microtransações e ajustes finos de valor sem problemas de arredondamento em um cenário de adoção global massiva.
Ao contrário do Bitcoin ou Ethereum (originalmente), o XRP não possui mineração, isso evita o gasto energético massivo e garante transações rápidas e baratas.
Como não há mineradores para "descobrir" novos tokens, todos os 100 bilhões foram criados no instante zero (no bloco gênese em 2012). Isso define o teto máximo: nunca haverá mais do que 100 bilhões de XRP.
Curiosamente, embora 100 bilhões pareça muito, esse número só diminui, pois XRP possui um mecanismo deflacionário. Cada transação na rede cobra uma pequena taxa (em frações de XRP) que não vai para ninguém, ela é queimada. Isso serve para evitar ataques de spam na rede, tornando caro inundar a rede com transações falsas. Com o tempo, o suprimento total cai ligeiramente, criando uma leve pressão deflacionária.
Um dos grandes medos do mercado sempre foi: "E se a Ripple despejar esses bilhões de tokens no mercado de uma vez?" Para resolver isso, foi criado um sistema de Escrow. A Ripple não pode acessar todos os tokens de uma vez. A maior parte do suprimento controlado por eles está bloqueada em contratos inteligentes que liberam 1 bilhão de XRP por mês. O que não é vendido ou usado é devolvido para o final da fila do contrato de bloqueio. Isso traz previsibilidade para a inflação do token.
Lembrando gente, que nada do que é dito aqui representa recomendação de compra, nen de venda e manutenção de ativos.
Obrigado a todos !
