Irmão, perder grana em um bull market dói mais do que em um bear market.
Em um bear market, pelo menos você pode se consolear dizendo "o mercado tá ruim, não sou eu que tô ruim".
Agora, em um bull market perdendo grana?
Ver os outros lucrando enquanto sua conta tá encolhendo todo dia. Essa sensação é dez vezes mais dolorosa que perder dinheiro em si.
Teve um brother que, no começo do ano, tava cheio de confiança pra dar a volta por cima.
Ele viu o Ethereum a 1,700 e não acreditou que era o fundo. Pensou "subiu tanto, certeza que vai ter correção", e foi lá e abriu uma short.
E o que aconteceu? O gráfico subiu de 1,708 devagarzinho até 1,736, depois patinou até 1,750.
Ele segurou por três dias, grudado no gráfico, até não conseguir comer. No final, cortou a posição em 1,748, levando um loss de vinte mil dólares.
Mal cortou, o mercado virou e despencou de volta pra 1,679.
Ele ficou arrasado, dizendo "eu sabia que tava certo, só morri na hora errada".
Essa é a picaretagem de um bull market.
A volatilidade não é grande, mas a oscilação é constante. O que você acha que é "preço alto" é só um meio caminho. O que você pensa que é "correção" tá lavando a grana de quem acha que é "inteligente".
Eu também já fiz essas burradas. Sempre achando que, se subiu muito, tinha que cair, e o mercado me deu um tapa na cara repetidamente.
No fim, aprendi uma lição: a grana em um bull market é a grana da tendência. Não é sobre tentar adivinhar topo ou fundo.
Você já passou por uma experiência parecida de segurar uma posição?
Em um bear market, pelo menos você pode se consolear dizendo "o mercado tá ruim, não sou eu que tô ruim".
Agora, em um bull market perdendo grana?
Ver os outros lucrando enquanto sua conta tá encolhendo todo dia. Essa sensação é dez vezes mais dolorosa que perder dinheiro em si.
Teve um brother que, no começo do ano, tava cheio de confiança pra dar a volta por cima.
Ele viu o Ethereum a 1,700 e não acreditou que era o fundo. Pensou "subiu tanto, certeza que vai ter correção", e foi lá e abriu uma short.
E o que aconteceu? O gráfico subiu de 1,708 devagarzinho até 1,736, depois patinou até 1,750.
Ele segurou por três dias, grudado no gráfico, até não conseguir comer. No final, cortou a posição em 1,748, levando um loss de vinte mil dólares.
Mal cortou, o mercado virou e despencou de volta pra 1,679.
Ele ficou arrasado, dizendo "eu sabia que tava certo, só morri na hora errada".
Essa é a picaretagem de um bull market.
A volatilidade não é grande, mas a oscilação é constante. O que você acha que é "preço alto" é só um meio caminho. O que você pensa que é "correção" tá lavando a grana de quem acha que é "inteligente".
Eu também já fiz essas burradas. Sempre achando que, se subiu muito, tinha que cair, e o mercado me deu um tapa na cara repetidamente.
No fim, aprendi uma lição: a grana em um bull market é a grana da tendência. Não é sobre tentar adivinhar topo ou fundo.
Você já passou por uma experiência parecida de segurar uma posição?