A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) decidiu suspender temporariamente a negociação das ações da QMMM Holdings após uma valorização superior a 2.000%, motivada pelo anúncio de que a companhia passaria a investir parte de sua tesouraria em criptomoedas.

A QMMM, especializada em publicidade digital e com sede em Hong Kong, revelou no início de setembro que destinaria US$ 100 milhões para a compra de Bitcoin, Ethereum e Solana. A notícia provocou uma disparada nos papéis, que acumularam alta de mais de 2.100% apenas neste mês, encerrando a última sexta-feira cotados a US$ 119,40, segundo o Yahoo Finance.

No entanto, na segunda-feira (29), a SEC informou que a negociação ficará suspensa até 10 de outubro, enquanto apura indícios de “possível manipulação” de mercado. De acordo com o órgão, recomendações suspeitas feitas em redes sociais por indivíduos não identificados teriam influenciado investidores a adquirir as ações, inflando artificialmente preço e volume de negociações.

Tesouraria de criptomoedas

O anúncio da SEC acontece em um momento em que reguladores estão mais atentos às tesourarias de criptomoedas — empresas que compram ativos digitais com caixa excedente.

Na semana passada, o The Wall Street Journal informou que a SEC e a Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (FINRA) entraram em contato com empresas após identificarem atividades de negociação incomuns.

Diversas companhias têm adquirido criptomoedas como Bitcoin, Ethereum e Solana para buscar melhores retornos aos acionistas. Muitas vezes, tais empresas veem suas ações dispararem — ainda que temporariamente — após anunciar mudanças para tesouraria em cripto.