Empresa pretende distribuir tokens de recebíveis originados em terras brasileiras para investidores asiáticos
— São Paulo 14/10/2025
A plataforma de tokenização brasileira AmFi fez uma parceria com a tokenizadora de Singapura Helix para conectar ativos do Brasil aos investidores do país asiático. Com isso, as empresas já irão lançar um token de recebíveis que paga um rendimento de 12% ao ano em dólar para investidores estrangeiros.
“Faltavam mecanismos para alinhar a oportunidade local e o funding global. Através de blockchain e tokenização dá para criar uma estrada mais simples de capital”, diz João Pirola, CPO e co-fundador da AmFi.
O executivo lembra que por conta da Selic ser muito elevada em relação aos juros de países desenvolvidos os títulos de recebíveis brasileiros possuem rendimentos muito atrativos ao estrangeiro. O que faltava era um canal para distribuir este tipo de produto financeiro em escala para a AmFi não precisar “bater de porta em porta”.
A parceria foi estruturada com o apoio da gestora de venture capital Onigiri Capital, que chegou recentemente ao Brasil.
A AmFi afirma que em três anos de atividade já tokenizou R$ 1,9 bilhão. “Para o ano que vem, miramos US$ 100 milhões de distribuição só nesse canal de Singapura”, projeta Pirola.
O produto com remuneração de 12% ao ano se trata de uma securitização de duplicatas de transações B2B (entre empresas) com prazo médio de 30 a 45 dias. “Todos os casos são pagadores de grandes empresas, o que mitiga os riscos”, defende o executivo da AmFi.