Indicadores Econômicos dos EUA Devem Direcionar o Mercado em Meio à Expectativa de Corte de Juros pelo Fed

Segundo a PANews, mesmo com a expectativa de redução das taxas de juros pelo Federal Reserve e um discurso mais brando (dovish) por parte da autoridade monetária, os mercados acionário e de renda fixa dos Estados Unidos seguem apresentando movimentos divergentes. Esse cenário é agravado por incertezas ligadas ao setor de inteligência artificial. Nesse contexto, os próximos dados divulgados pelo Departamento do Trabalho dos EUA — incluindo emprego não agrícola, inflação ao consumidor e vendas no varejo — serão fundamentais para avaliar a real condição da economia americana.

Principais eventos da próxima semana:

Segunda-feira:

Às 21:30 (UTC+8), será divulgado o Índice de Manufatura do Fed de Nova York referente a dezembro. Em seguida, às 22:30, o governador do Federal Reserve, Milan, fará um pronunciamento. Às 23:30, ocorre um painel de discussão entre um membro votante permanente do FOMC e o presidente do Fed de Nova York, John Williams, abordando as perspectivas econômicas.

Terça-feira:

Às 21:30, serão publicados os dados de novembro sobre a taxa de desemprego nos EUA, os números de emprego não agrícola com ajuste sazonal e a variação mensal das vendas no varejo de outubro.

Quarta-feira:

Às 22:05, John Williams fará o discurso de abertura da Conferência de Estrutura do Mercado Cambial 2025, promovida pelo Fed de Nova York.

Quinta-feira:

À 01:30, o presidente do Fed de Atlanta e membro votante do FOMC em 2027, Raphael Bostic, comentará o panorama econômico. Mais tarde, às 21:30, serão divulgados diversos indicadores importantes: inflação ao consumidor (IPC) de novembro geral e núcleo, em bases anual e mensal , os pedidos iniciais de seguro-desemprego referentes à semana encerrada em 13 de dezembro, além do Índice de Manufatura do Fed da Filadélfia de dezembro.

A divulgação do IPC dos EUA é vista como um fator decisivo para o rumo do dólar. Caso a inflação venha abaixo das projeções (com o último dado em 3%, ainda acima da meta de 2% do Fed), isso reforçaria a expectativa de continuidade dos cortes de juros, possivelmente pressionando ainda mais a moeda americana. Em contrapartida, um resultado acima do esperado pode mudar o sentimento do mercado e fortalecer o dólar.

#IPC #fomc #Fed

$BTC